Cursos

Estrutura

UMA ESTRUTURA ESPECIAL

Acreditamos que o espaço educacional deve proporcionar aos alunos a motivação e o bem-estar adequados aos processos de aprendizagem. A Escola EP - localizada num local privilegiado - possui salas de aula climatizadas, sala para multimídia, biblioteca, laboratório de ciências, sala de arte, quadra coberta para prática de esportes, quadra de grama sintética, além de auditório para atividades extraclasse. Corredores e salas são monitorados por câmeras que visam ampliar a segurança dos nossos alunos.

DIREÇÃO

A direção da Escola é exercida por profissionais experientes em Educação, legalmente habilitados e credenciados pelos órgãos competentes.

A SECRETARIA

A secretaria da Escola é o órgão responsável pelos documentos e informações que comprovem, inequivocamente, a identidade e os fatos relativos à escolaridade de cada aluno e evidenciem, ao mesmo tempo, os aspectos de organização e ação da escola referentes ao processo de educação e ensino.

As atividades da secretaria estão sob a responsabilidade de um Secretário devidamente habilitado, cadastrado junto à Secretaria de Estado de Educação.

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A Coordenação Pedagógica da EP desenvolve um trabalho de planejamento, organização, orientação, acompanhamento, controle e avaliação do processo educacional, em entrosamento constante e direto com os professores, em consonância com a filosofia e os objetivos da Escola.

 
 

Cursos

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Além de oferecer as atividades que compõem o Núcleo Comum obrigatório, a Escola EP oferece, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, oficinas de natação/recreação, inglês, arte e música, pautando-se no desenvolvimento das diversas formas de expressão.

Os objetivos educacionais para os anos finais do Ensino Fundamental estão direcionados para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;  nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios e na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

O Ensino Médio, última etapa final da Educação Básica, tem por finalidade consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos pelo aluno no Ensino Fundamental, por meio do desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, adaptando-o às novas condições no processo de transformação da sociedade e da cultura, em especial a formação do sujeito ético, emergindo para a vida como cidadão pleno.    

         A proposta pedagógica da Escola EP definirá a proporção de cada área do conhecimento dentro de seu currículo e, para cada uma delas, os conteúdos a serem desenvolvidos e as competências a serem atingidas, observando os seguintes princípios:

$     ·         Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;

$     ·         Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

       ·         Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;

$     ·         Respeito à liberdade e apreço à tolerância;

$     ·         Valorização da experiência extraescolar;

$     ·         Vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais;

$     ·         Garantia de padrão de qualidade.

 

 

Objetivos

O Ensino EP tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

· o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; 

· a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 

· o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

· o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 

 

Critérios de Avaliação

A avaliação na EP observa os seguintes critérios:        

1.      Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

2.      Aproveitamento de estudos concluídos com êxito, considerando a avaliação um processo de múltiplas dimensões que ocorre de modo contínuo, durante todo o período letivo;

3.      Reconhecimento do ritmo de cada aluno na aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento de suas capacidades.

A avaliação tem no Conselho de Classe o momento específico em que os membros da comunidade escolar reúnem-se para análise, acompanhamento e reavaliação do processo educativo. 

A avaliação, no 1º ano de escolaridade, leva em conta o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, utilizando estratégias especiais para atender aos diferentes ritmos de aprendizagem. 

Na Educação Básica – Fundamental e Médio, para efeitos de registros, são considerados os resultados trimestrais da avaliação efetuadas durante o ano letivo, mediante a utilização de diferentes métodos e   técnicas, realizando-se em cada trimestre um Conselho de Classe. 

A mensuração dos conhecimentos adquiridos e os sucessivos registros efetuados durante o ano refletem o alcance dos conteúdos programáticos e o atingimento dos objetivos propostos. 

Os resultados são expressos em notas na escala de zero a cem, registradas em cada trimestre ao longo do ano, sendo 60 (sessenta) a nota mínima para aprovação em cada componente curricular ou disciplina. 

Ao término do período letivo, é apurada a média final, calculada pela média aritmética das notas trimestrais, sendo considerado aprovado o aluno que totalizar, pelo menos, 180 (cento e oitenta) pontos, obtendo média final mínima de 60 (sessenta).  

 

Filosofia

A Escola EP funciona pautando-se nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da liberdade e da solidariedade.

 Ao longo dos últimos 21 anos, a Escola EP vem construindo uma história que é exemplo de dedicação e respeito na busca por uma formação de qualidade. Alicerçada por uma proposta pedagógica que concilia o prazer da aprendizagem em seu caráter mais lúdico e a sistematização do currículo estabelecido pelos padrões educacionais da legislação brasileira, a Escola EP visa à preparação do aluno para os estágios progressivos da vida acadêmica e profissional.

 

 

Endereço:
Rua Ana Cardoso de Castro 204
Barra de São João, Casimiro de Abreu
Horário de Funcionamento:
seg. to sex. 9h as 17h
sábado 9h as 12h

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